Tudo o que você precisa saber sobre melasma: o que é e como tratar

Data: 26.04.2021

Basta uma temporada de calor com alguns dia de sol e lá estão elas: manchas acastanhadas, pequenas ou grandes, sobre a pele do rosto. Estamos falando do melasma, uma característica mais comum do que se imagina.

“Ele consiste em um distúrbio caracterizado pelo surgimento de marcas em tom de marrom, simétricas e assintomáticas, que acometem principalmente as regiões das bochechas, acima dos lábios, queixo e testa”, explica a dermatologista Anna Maria Machado Ganem, de Brasília.

O primeiro passo para contornar essa disfunção é o diagnóstico. Só assim o médico dermatologista poderá indicar a melhor solução e os produtos que devem fazer parte da rotina.

O que causa o melasma?

A causa, em si, ainda é desconhecida. Entretanto, diversos fatores de risco contribuem para o surgimento do melasma. O principal deles é a exposição solar, hábito que colabora tanto para o surgimento, quanto para os períodos de piora e recorrência do quadro.

“Pessoas com melasma possuem melanócitos hiperfuncionantes, que reagem na presença da radiação solar ou das luzes artificiais e produzem mais melanina que o normal”, esclarece a dermatologista Hillane Rodrigues, da Bahia.

Existe ainda uma relação direta entre o melasma e as flutuações dos hormônios femininos. Não raro, ele aparece ou piora com o uso da pílula anticoncepcional ou na gestação. Em situações mais raras, também pode aparecer quando há o aumento do estresse oxidativo. “É aquele que ocorre nas células em consequência de esforços físicos intensos, uso de alguns medicamentos ou distúrbios psicológicos, como a ansiedade“, explica Anna.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/04/25/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-melasma-o-que-e-e-como-tratar.htm