Simpósio Internacional de Hanseníase da SBD

Data: 13.09.2021

Um fórum reunindo especialistas do Brasil e de outros países para discutir os rumos da assistência aos pacientes com hanseníase acontecerá no mês de setembro. O encontro organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acontece no dia 17 (sexta), pela manhã.

Os participantes poderão discutir com experts renomados aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento desta doença, uso de medicamentos, realização de pesquisas, entre outros temas. Dentre os palestrantes confirmados estão o italiano Cesare Massone e a britânica Diana Lockwood, considerados duas das maiores referências da atualidade neste tema.

O evento será gratuito, on-line e com tradução simultânea para inglês e português. A coordenação está sob responsabilidade de Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente da SBD, e de Sandra Maria Barbosa Durães, coordenadora do Departamento de Hanseníase. Entre os apoiadores estão, o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a ONG DAHWL.

As atividades serão abertas aos dermatologistas associados à SBD, aos residentes/especializandos dos serviços credenciados e aos médicos e membros das equipes de saúde da Atenção Primária que participaram do curso de capacitação em hanseníase, realizado em junho e julho. Esta atividade ofereceu formação sobre o tema para mais de mil profissionais, distribuídos em sete estados: Bahia, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Não é necessária fazer inscrição prévia. Em breve, o link de acesso será enviado por e-mail a todos os associados e residentes. O link também ficará disponível na página do evento no site da SBD.

Confira a programação completa:

08h00 – 08h10 – Abertura
Mauro Enokihara, Heitor de Sá Gonçalves e Sandra Durães

08h10 – 08h40 – Quimioprofilaxia na hanseníase
Sinésio Talhari

08h40 – 09h00 – Discussão

09h00 – 09h30 – 12 doses of MDT: Is it enough? (12 doses de PQT: isto é o bastante?)
Moderador: Gerson Penna
Diana Lockwood (Inglaterra)

09h30 – 09h50 – Discussão

09h50 – 10h20 – Hanseníase e genética: o que nós podemos aprender com esta doença antiga
Marcelo Távora Mira

10h20 – 10h50 – Pesquisa básica aplicada à hanseníase
Mariane Stefani

10h50 – 11h10  – Discussão

11h10 – 10h40 – Clinical-histopathological correlation and differential diagnosis in leprosy (Correlação clínico-histopatológica e diagnóstico diferencial em hanseníase)
Cesare Massone (Itália)

11h40 – 12h00 – Discussão e encerramento

 

Simpósio Internacional de Hanseníase da SBD

Simpósio Internacional de Hanseníase da SBD

https://www.sbd.org.br/dermatologia/acoes-campanhas/simposio-internacional-de-hanseniase/