QUEILITE ACTINICA

Data: 21.12.2020

A Queilite Actínica ( fotos) é uma alteração pré-maligna dos lábios, provocada pela exposição crônica aos raios ultravioleta, especialmente do sol. Essa alteração pode evoluir para um câncer da pele chamado Carcinoma Espinocelular ( foto).Afeta principalmente o lábio inferior de indivíduos do sexo masculino maiores de 50 anos, sendo mais propensa em tabagistas e indivíduos de pele clara.

A Queilite Actínica apresenta – se clinicamente com formas leves apresentando descamação e empalidecimento dos lábios até formas mais severas com formação de lesões ulceradas, sangrantes e endurecidas. Nestas apresentações mais severas, deve-se descartar a possibilidade de transformação em câncer. Quando os lábios adotam este aspecto, o paciente deve procurar um médico para o diagnóstico e tratamento corretos.

Quando há transformação da Queilite Actínica para Carcinoma Espinocelular, o tratamento cirúrgico deve ser realizado para que não haja disseminação tumoral para outros órgãos (metástases). Carcinomas de lábio tendem a ser mais agressivos que os da pele, com maior risco de desenvolvimento de metástases.

O Brasil apresenta uma das incidências mais altas do mundo de câncer oral sendo o 6º tumor mais comum entre os homens e 8º entre as mulheres, com uma taxa de sobrevida de 50% em 5 anos.

Nos casos de Queilite Actínica leve, deve-se evitar a exposição solar e fazer uso de protetores solares labiais com Fator de Proteção Solar (FPS) 50 a cada duas horas. Assim, como protegemos a nossa pele contra o excesso de raios ultravioleta oriundos do sol, o mesmo deve ocorrer com os lábios.

Evite a exposição solar entre 11-15h, use protetor solar na pele e lábios, assim como óculos específicos e chapéus de aba larga. Caso haja lesões labiais, procure um médico.

 

Dr. Marco Antonio de Oliveira

Médico Dermatologista

Assistente do Núcleo de Câncer da Pele do Hospital AC Camargo Cancer Center