Pessoas que vivem com HIV de todo o Brasil, revacinem-se!

Data: 24.09.2021

No início de 2021, o plano brasileiro de vacinação contra a covid-19 se iniciou priorizando aqueles que tinham um risco aumentado de desenvolverem formas mais graves da doença, como os mais idosos.

O resultado dessa escolha foi a surpreendente redução no número de casos graves e na mortalidade associada à covid-19 entre os grupos populacionais vacinados.

Agora, quando os olhos da sociedade estão voltados para a discussão sobre a vacinação dos adolescentes, as evidências científicas produzidas nos mostram que ainda não é hora tirar a atenção dos grupos prioritários que haviam sido vacinados no primeiro semestre de 2021.

Pessoas com idade mais avançada e com algum problema de saúde que enfraqueça a sua imunidade classicamente apresentam uma resposta imune pior para todas as vacinas que existem.

Isso acontece porque um sistema imune envelhecido ou doente tem menor capacidade de produzir defesas depois da aplicação de uma vacina, o que as torna menos protegidas das doenças. Esse fenômeno fica ainda mais evidente conforme aumenta o tempo desde a vacinação.

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/rico-vasconcelos/2021/09/24/pessoas-que-vivem-com-hiv-de-todo-o-brasil-revacinem-se.htm?cmpid=copiaecola