Mecanismo celular que torna leishmaniose mais grave é desvendado

Data: 27.07.2021

Pesquisadores conseguiram desvendar “as armas” usadas pelo protozoário Leishmania na célula humana para tornar mais grave a leishmaniose, principalmente a do tipo mucocutânea, que pode causar deformações nos pacientes.

A descoberta aponta caminhos para a busca de novas abordagens terapêuticas contra a doença e também joga luz sobre um sistema que pode ter impacto no combate a outras enfermidades.

Esse mecanismo envolve Leishmania, macrófago (uma das primeiras células de defesa a entrar em ação durante uma infecção) e um vírus que vive dentro do parasita (endossimbiótico), conhecido como LRV.

Estudo publicado na revista científica iScience aponta que o protozoário inibe a ativação de caspase-11, uma proteína que faz parte do sistema de defesa das células de mamíferos (inclusive a humana), por meio de autofagia estimulada pelo vírus.

Ou seja, o LRV impede que a proteína “defensora” atue para bloquear o agravamento da doença.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/19/mecanismo-celular-que-torna-leishmaniose-mais-grave-e-desvendado.htm?cmpid=copiaecola