Clamídia é IST que pode causar sérios danos ao sistema reprodutivo feminino

Data: 24.02.2021

Doença oculta. É assim que a literatura médica se refere à clamídia, infecção bacteriana mais comum em todo o mundo, e que é também classificada como uma das mais frequentes entre as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Ela ainda é a causa de infecção ocular que pode levar à cegueira. Desde a década de 1990, a clamídia é a IST mais relatada nos Estados Unidos e na Europa. Dados da Febrasgo indicam que ela pode acometer de 5% a 25% de mulheres com idades entre 15 a 24 anos de idade.

Os homens, igualmente, podem ser infectados e, para eles, a maior ocorrência se dará entre os 20 e 24 anos. O maior risco, porém, é que, no grupo feminino, o não-tratamento pode levar à infertilidade. Ao contrário de outros países, até o momento, o Brasil não faz o rastreio da doença. Assim, ela ainda não é contemplada nos exames de rotina ginecológicos.

Apesar de ser possível preveni-la, caso você se identifique como integrante do grupo de risco, é importante saber que quanto mais rápido for feito o diagnóstico e o tratamento – que em boa parte dos casos é medicamentoso— maiores são as chances de evitar suas complicações.

 

Leia a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/doencas-de-a-z/clamidia-e-ist-que-pode-causar-serios-danos-ao-sistema-reprodutivo-feminino.htm