Você sabia que não pode descartar remédio no lixo?

Data: 24.08.2020

O que você faz quando terminou de tomar a dose de um remédio recomendada pelo médico e sobraram alguns comprimidos na cartela? Joga no lixo?

Pois eu tenho uma péssima notícia: jogar remédio no lixo comum ou no esgoto não é uma boa ideia. Isso porque há um grande risco de eles contaminarem a água e o solo.

Os comprimidos e outros medicamentos jogados no lixo comum, por exemplo, vão para lixões e, lá, colocam em risco a saúde de pessoas que vivem de coletar resíduos nesses locais.

No caso dos jogados no esgoto, por mais que as grandes cidades tenham estações de tratamento que diminuem o impacto de dejetos, elas não estão preparadas para neutralizar os resíduos de medicamentos.

O resultado é que eles podem contaminar a água que bebemos. E, claro, não são apenas os humanos que podem sofrer consequências disso. Animais e plantas também são afetados. Há inclusive vários estudos que mostram o impacto de medicamentos descartados no ambiente.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/videos/2020/08/24/sem-frescura-voce-sabia-que-nao-pode-descartar-remedio-no-lixo.htm?cmpid=copiaecola