Sífilis tem cura? Saiba causas, sintomas, estágios e como tratar a doença.

Data: 24.02.2020

Ao longo da história, a sífilis não poupou reis nem plebeus. Todos sofreram o estigma de serem portadores da temida peste venérea, cuja disseminação era atribuída aos invasores de terras vizinhas ou países longínquos. Passariam séculos até que ela deixasse de ser tratada com compostos à base de plantas, mercúrio e arsênico. Somente na década de 1940 apareceria a penicilina, até hoje utilizada na terapia da sífilis, uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum.

Considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), a sífilis atinge 12 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a ser um desafio para as autoridades sanitárias. No Brasil, a enfermidade avança entre as mulheres, especialmente as negras e jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. A região do país com o maior número de incidência é a Sudeste, representando 51,5% dos casos notificados, seguida da região Sul, com 24,3%. Os dados são do Ministério da Saúde.

A falta de informação sobre a sífilis e suas formas de prevenção é considerado o principal motivo para o aumento do problema nos últimos anos. Apesar disso, quando o tratamento se dá nos primeiros estágios da doença, ele é eficaz e pode evitar consequências graves como danos cerebrais irreversíveis e até óbito.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/17/sifilis-tem-cura-saiba-causas-sintomas-estagios-e-como-tratar-a-doenca.htm