Se facilitar o acesso à PrEP, São Paulo pode zerar os novos casos de HIV

Data: 05.07.2021

Há 10 anos, quando os primeiros resultados dos ensaios clínicos foram publicados sugerindo que a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) era um método eficaz e seguro de prevenção, havia um grande receio entre os pesquisadores em relação a qual seria o desempenho da estratégia quando implementada na vida real.

O tempo passou e os exemplos de sucesso na melhora do controle da epidemia de HIV após a implementação da PrEP começaram a se multiplicar pelo mundo.

O tempo passou e os exemplos de sucesso na melhora do controle da epidemia de HIV após a implementação da PrEP começaram a se multiplicar pelo mundo. Há alguns anos a incidência de HIV nitidamente começou a cair nas localidades que saíram na frente na expansão do acesso a esse método de prevenção, como Austrália, Estados Unidos e Inglaterra. Mais recentemente, aqui no Brasil algumas localidades entraram nessa tendência. O estado de São Paulo é o maior exemplo disso. A PrEP passou a ser disponibilizada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no início de 2018 para populações mais vulnerabilizadas ao HIV.

 

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/rico-vasconcelos/2021/07/02/se-facilitar-o-acesso-a-prep-sao-paulo-pode-zerar-os-novos-casos-de-hiv.htm?cmpid=copiaecola