Problemas bucais que podem ser desencadeados ou agravados pelo estresse.

Data: 19.12.2019

Com a vida corrida, fica um pouco difícil não se sentir estressado por alguns dias. E por mais que isso seja comum atualmente, o estresse, quando se torna rotineiro, pode trazer prejuízos inclusive para a saúde bucal. Isso porque, em situações em que o nervosismo se torna crônico, o corpo é mantido em modo de “luta ou fuga” constantemente e passa a economizar energia ao desligar certas funções, como a produção de saliva.

 

A diminuição do fluxo salivar é a principal causa de várias doenças ou alterações bucais. Além disso, indivíduos com altos níveis de estresse tendem a adotar hábitos inadequados de higiene oral e estilo de vida que podem ter um impacto negativo na saúde da boca, o que leva ao desenvolvimento de diversas doenças, como as que listamos a seguir.

 

Halitose

 

A região oral é composta por bactérias que têm como uma das funções metabolizar os restos de alimentos e as células mortas, e o resultado desse trabalho é a produção de compostos voláteis de enxofre, responsáveis pelo mau hálito. E quanto mais seca a boca —que pode acontecer quando se está estressado—, maior o crescimento das bactérias, e consequentemente, as chances de desenvolver a halitose.

 

Além disso, a saliva em quantidade ideal contribui para lavar e remover partículas de alimentos da boca. Portanto, a redução do fluxo salivar também pode resultar em um maior acúmulo de partículas de alimentos na boca, as quais podem levar ao mau hálito após serem decompostas por bactérias. Para tentar corrigir esse problema, além da higienização dos dentes e língua com creme e fio dental e o uso de enxaguante bucal, é indicado beber bastante água ao longo do dia (para aumentar a produção de saliva), ou utilizar as chamadas salivas artificiais, que são vendidas em farmácias.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/19/conheca-doencas-bucais-que-podem-ser-causadas-ou-agravadas-pelo-estresse.htm