Pesquisador de Araraquara cria 1ª molécula que elimina todas as etapas do vírus da hepatite C

Data: 07.08.2019

O doutorando em biotecnologia Paulo Ricardo da Silva Sanches, 29 anos, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Araraquara (SP) produziu a primeira molécula eficiente sobre todos os pontos do processo de multiplicação do vírus da hepatite C (VHC).

Ao contrário dos antivirais utilizados atualmente, o novo composto age nos processos de multiplicação, entrada e saída do vírus da célula.

Sanches é orientado pelo doutor em biologia molecular da Unesp Eduardo Maffud Cilli desde 2015, quando ingressou no mestrado. Juntos testaram sete moléculas até encontrarem a combinação perfeita: o ácido gálico, de origem natural, acoplado no peptídeo hecate, de origem sintética, formando um bioconjugado, batizado de ácido gálico-hecate.

Segundo o pesquisador, a molécula é capaz de eliminar os tipos 1, 2 e 3 do VHC que são mais comuns e circulam no Brasil.

A pesquisa é realizada no Laboratório de Síntese e Estudos de Biomóleculas (Lasebio) de Araraquara em parceria com o Laboratório de Estudos Genômicos (Lego), do campus da Unesp em São José do Rio Preto (SP), onde são avaliados os compostos. A parceria ajuda a pesquisa a ser mais precisa.

 

Veja mais em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/08/07/pesquisador-de-araraquara-cria-1a-molecula-que-elimina-todas-as-etapas-do-virus-da-hepatite-c.ghtml?fbclid=IwAR2drnCp2zdR3C_Z-VZnJSTpR0CQEAIn0kdHDf7TlPhD4jbVPQG45qfCeA4