O que é tricofagia, distúrbio que fez adolescente comer 1,3 kg de cabelo

Data: 23.08.2019

Uma indiana de 14 anos passou por uma cirurgia para retirar 1,3 kg de cabelo de seu estômago, após relatar sintomas como dor abdominal e vômito. O caso foi publicado pela Fox News, na terça-feira (20). Conhecida como Pooja, a adolescente revelou aos médicos que estava secretamente comendo seu cabelo, o que os levou a diagnosticá-la com tricofagia, popularmente chamada de “Síndrome de Rapunzel”. O transtorno está relacionado à tricotilomania, outro distúrbio que faz com que o indivíduo arranque pelos do corpo.

De acordo com Edson Luiz de Toledo, coordenador do Programa para Tricotilomania do PRO-AMITI (Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a tricofagia é muito comum em crianças e adolescentes. “A idade média de início costuma ser aos 12 anos, mas já atendi uma criança de três anos e meio”, diz o psicólogo. Além disso, as mulheres são as que mais sofrem do transtorno: ele afeta 10 mulheres para cada homem com o problema.

Veja mais em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/22/o-que-e-tricofagia-disturbio-que-fez-menina-comer-13-kg-do-proprio-cabelo.htm?cmpid=copiaecola