O que é FPS? Quanto passar de protetor? Qual escolher? Tire suas dúvidas.

Data: 15.01.2020

Para muitas pessoas, mesmo passando protetor solar, ficar queimado e ardido no verão parece inevitável.

A boa notícia é que elas estão enganadas. Dermatologistas apontam que é possível se proteger do sol de uma maneira muito simples: escolhendo os produtos adequados. O primeiro passo para isso é entender o que significa a sigla FPS, que está presente em quase todos os produtos do tipo.

As três letrinhas, que se referem a fator de proteção solar, são o principal escudo contra os raios ultravioleta UVA e UVB, nocivos à pele. O número que acompanha o FPS na embalagem do produto quantifica sua capacidade de ampliar e reforçar a proteção que já temos no nosso corpo.

“A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetores com o FPS de no mínimo 30. No caso de maior sensibilidade ao sol, antecedentes de câncer de pele, doenças dermatológicas ou exposição solar mais intensa, níveis mais altos de FPS são necessários”, explica Camila Cazerta, dermatologista e conselheira do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

“Os FPS não se somam, ou seja, se aplicar um produto FPS 30 e um outro FPS 50, não vai resultar em um FPS 80. A proteção será equivalente à do FPS 50”, desmistifica ela.

 

Leia a matéria completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/13/o-que-e-fps-quanto-passar-de-protetor-qual-escolher-tire-suas-duvidas.htm?cmpid=copiaecola