O médico que descobriu como a cólera se espalha e impediu mais mortes pela doença.

Data: 14.07.2020

Doença matava milhões em todo o mundo no século 19, mas ninguém suspeitava como ela se espalhava, até que o médico inglês John Snow elaborou uma teoria, que se provaria correta após sua morte.

No século 19, médicos estavam perplexos com a morte de milhões de pessoas em todo o mundo por causa de uma doença misteriosa.

Era a cólera e ninguém sabia como evitá-la, até que um médico inglês, John Snow, começou a investigar o surto de 1854.

Naquela época, Londres estava em pleno vapor – coração do vasto império da rainha Vitória e, portanto, um centro de comércio internacional. Sua população estava crescendo rapidamente; havia aglomeração e miséria.

“Era entre os pobres, com famílias que viviam, dormiam, cozinhavam, comiam e se asseavam juntas em um um único cômodo que a cólera se expandia”, escreveu Snow.

Como muitos outros na época, ele ficou horrorizado com as condições em que muitos londrinos viviam, mas observou algo importante durante os surtos de cólera das décadas de 1840 e 1850.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/07/11/o-medico-que-descobriu-como-colera-se-espalha-e-impediu-mortes-pela-doenca.htm?cmpid=copiaecola