Melasma: o que é, como tratar e prevenir o aparecimento das manchas.

Data: 21.07.2020

Para começar, melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode acometer braços, pescoço e colo. É mais frequente nas mulheres, mas pode ocorrer nos homens. Não há causa definida, porém pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. A pele negra mancha com mais facilidade devido à maior quantidade de melanina. A utilização de filtro solar com cor é uma ótima opção para prevenir e cuidar das manchas. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível (ou seja, dentro de casa).

Quanto ao tratamento, nós, dermatologistas, somos o profissional capaz de diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando ele é iniciado. Alguns procedimentos para clareamento, como o microagulhamento robótico, o laser picossegundos e o laser thulium, também são opções com bons resultados.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/katleen-da-cruz-conceicao/2020/07/20/melasma-o-que-e-como-tratar-e-prevenir-o-aparecimento-das-manchas.htm?cmpid=copiaecola