Melanoma ocular não tem sintomas; exames de rotina ajudam na prevenção.

Data: 12.05.2020

Visitas frequentes ao oftalmologista e a realização de exames de rotina podem ajudar a prevenir um tipo de câncer raro: o que atinge os olhos.

O melanoma ocular — câncer que atinge células produtoras de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele e dos olhos — é o câncer de olho mais comum em pessoas adultas, mas, geralmente, não apresenta sintomas e pode evoluir com gravidade, causando metástase, ou seja, espalhando a doença para outros órgãos do corpo.

“Os pacientes podem não apresentar nenhum sinal de que algo esteja errado, e o tumor ser percebido durante o exame de rotina com o oftalmologista.

Em outros casos, o melanoma pode causar alterações ou dificuldades visuais que fazem o paciente procurar uma ajuda médica que acaba resultando na descoberta da doença”, destaca a oncologista do CPO (Centro Paulista de Oncologia), Sheila Ferreira.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/30/melanoma-ocular-nao-tem-sintomas-exames-de-rotina-ajudam-na-prevencao.htm?cmpid=copiaecola