Médicos alertam para riscos de interrupção do tratamento contra HIV

Data: 10.09.2020

Passados já seis meses de pandemia da covid-19 no Brasil, tanto o uso de leitos em hospitais quanto a rotina de atendimentos médicos destinados a pacientes portadores de HIV finalmente começam a se estabilizar. Quem afirma são especialistas no combate à Aids, doença causada pelo HIV, segundo os quais a pandemia impôs ritmos distintos no tratamento, embora sem que tenha havido suspensões ou interrupções das medicações de uso contínuo.

Com quase 130 mil óbitos em seis meses, a covid-19 já matou quase metade do número de pessoas que as doenças associadas à Aids matou em mais de duas décadas. Segundo o Datasus, sistema de vigilância em saúde do governo federal, o HIV e as doenças associadas a ele deixaram 270.591 mortos entre 1996 e 2018. Além disso, o HIV levou nove anos para alcançar o número de mortos que a covid-19 já fez no país nesses últimos meses.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/10/medicos-alertam-para-riscos-de-interrupcao-do-tratamento-contra-hiv.htm?cmpid=copiaecola