Mancha, ferida e nódulo: câncer de boca dá sinais e pede diagnóstico rápido

Data: 02.06.2021

Manchas brancas ou avermelhadas, feridas que não cicatrizam depois de 15 dias, nódulos no pescoço. Em casos mais avançados, sangramento, dificuldade para engolir e falar. Esses são alguns dos sintomas do câncer de boca —também conhecido por câncer da cavidade oral ou bucal.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o 4º tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. O desafio, assim com outros tipos de câncer, é o diagnóstico rápido e assertivo.

“Quanto antes for feito o diagnóstico, maior será a chance de cura do paciente”, explica Letícia Lang, dentista oncológica da Oncoclínicas Londrina e do Centro de Oncologia e Radioterapia de Londrina, no Paraná.

O tumor pode acometer qualquer região que fica dentro da cavidade oral, ou seja, na boca. Também pode envolver a orofaringe, que é a junção da parte posterior da língua com a faringe —neste caso, há uma relação maior com a infecção por HPV, o papilomavírus humano. Mesmo assim, é mais comum as lesões aparecerem nas seguintes regiões: Borda lateral da língua; Assoalho bucal (embaixo da língua); Lábio inferior (dependendo do tipo de tumor, pode ser considerado câncer de pele.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/01/cancer-de-boca-o-que-e-quais-sintomas-e-tratamento-ha-cura.htm?cmpid=copiaecola