Infarto, verruga, câncer: 10 doenças que HPV causa e talvez você não saiba.

Data: 13.02.2020

Por muitas vezes não gerar problemas ou apresentar sintomas, o HPV (papiloma vírus humano) não costuma preocupar algumas pessoas. Mas deveria. De transmissão fácil, que ocorre no contato entre a pele, o vírus pode ser contraído durante o sexo vaginal, anal e oral, e até na masturbação.

Existem mais de 150 diferentes subtipos de HPV, divididos em baixo e alto grau e, ter uma ideia do poder desse causador de IST (infecções sexualmente transmissíveis) em se espalhar, saiba que mais da metade da população com idade entre 16 e 25 anos tem o vírus, segundo estudo feito pelo Ministério da Saúde.

Em grande parte dos casos, nosso sistema imunológico consegue eliminar o HPV do organismo, mas seu comportamento no corpo ainda não é totalmente conhecido pelos cientistas e o vírus está associado a diversas doenças, que vão desde câncer (problemas mais conhecidos que ele pode causar) até infarto ou uma verruga no dedo. A seguir, mostramos dez delas.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/05/06/infarto-verruga-cancer-10-doencas-que-hpv-causa-e-talvez-voce-nao-saiba.htm?cmpid=copiaecola