Hospital do Instituto Butantan vai fechar atendimento; médicos repudiam

Data: 03.06.2019

O governo do estado de São Paulo decidiu fechar o Hospital Vital Brazil, ligado ao Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, e transferir o atendimento para o Emílio Ribas. Fundado em 1945, o hospital é referência em pesquisa e tratamento de envenenamentos por animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas. No momento, o Vital Brazil acompanha 95 casos de pessoas picadas pela aranha marrom, por exemplo.

Os funcionários souberam do fechamento na tarde da última terça (28), depois da decisão do secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, e comunicada informalmente pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas. Procurado pela reportagem, o instituto negou inicialmente que o hospital seria fechado.

Na carta, assinada hoje pelo “Corpo Clínico do Hospital Vital Brazil”, os médicos escrevem que “infelizmente, essa mudança encerrará o bem-sucedido modelo de atendimento no Hospital Vital Brazil, que é referência internacional no atendimento dos pacientes acidentados por animais peçonhentos, com resolutividade de mais de 98% dos casos no próprio hospital”

Os profissionais elencaram alguns pontos para “debate” com a direção do instituto e com a secretaria. A carta diz, por exemplo, que “a mudança para dentro da estrutura do Emilio Ribas pode criar intermediários”, atrasando o atendimento e colocando pacientes e médicos em risco. “No Vital Brazil mantemos soros específicos […] para o caso de acidentes com nossos biólogos. Em alguns casos, como acidentes por Najas (o Instituto possui cerca de 30 delas), o pronto atendimento médico é fundamental para se evitar o óbito.”

Uma médica ouvida pela reportagem teme que o serviço termine diluído no atendimento geral do Emílio Ribas, comprometendo os resultados. A expectativa dos médicos é que o prédio onde funciona o hospital no instituto seja usado apenas para pesquisa clínica. “É inviável prestar assistência em um lugar e conduzir os exames em outro”, diz a especialista. “O instituto é feito basicamente de pesquisa.”

 

Veja mais em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2019/06/03/hospital-vital-brazil-vai-para-emilio-ribas-e-causa-revolta-entre-medicos.htm