Gonorreia: os sintomas em homens e mulheres da doença transmitida no sexo

Data: 17.10.2019

Na língua inglesa, a gonorreia é também conhecida como clap —uma possível alusão à forma popular como eram chamados os frequentadores dos bordéis franceses, les clapiers, aqueles que se escondem em tocas. Como toda IST (infecção sexualmente transmissível), a doença ainda carrega o estigma de ser consequência de uma vida devassa, mas o fato é que qualquer pessoa pode contraí-la.

A gonorreia tem como causa a bactéria Neisseria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo. Nos últimos anos tem-se falado mais sobre ela em razão do aparecimento de novas cepas resistentes aos antibióticos: as chamadas superbactérias –entenda melhor o que é a “supergonorreia”, doença resistente a antibióticos que preocupa médicos.

Embora sua incidência não seja alta na população em geral (1,5% a 2%), estudos nacionais e internacionais revelam que a população jovem é a mais afetada pela gonorreia e, entre esse público, a presença da doença tem sido mais frequente. A explicação para isso é a prática sexual sem proteção com parceiros variados, o que é considerado um comportamento de risco.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/15/gonorreia-sintomas-em-homens-e-mulheres-da-infeccao-transmitida-no-sexo.htm