Fim da epidemia desafia descoberta de vacina eficaz contra o vírus da zika.

Data: 03.04.2019

O fim da epidemia e a redução de casos de infecção no mundo tornaram-se o maior empecilho para a descoberta de uma vacina contra o vírus da zika. Após três anos da declaração de emergencial global pela OMS (Organização Mundial de Saúde) por conta dos aumentos nos casos de microcefalia no Nordeste, muitos investimentos em pesquisas foram feitos, mas os resultados ainda estão longe de serem conclusivos.

“Qual o problema agora? O declínio da epidemia. Se não surgirem mais casos, não temos como avançar para a fase três, que é quando podemos comprovar a eficácia. Esse é o maior desafio científico hoje”, afirma Annelies Wilder-Smith, integrante da OMS e professora da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

A fase três é aquela em que, após os testes em laboratório, um grupo sujeito a infecções é vacinado e espera-se para ver o índice de imunização para comprovar a eficácia. Sem esse teste, uma vacina não pode ter resultados provados nem ser disponibilizada.

 

veja a notícia completa em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2019/03/31/fim-da-epidemia-desafia-descoberta-de-vacina-eficaz-contra-o-virus-da-zika.htm?cmpid=copiaecola