Esquistossomose, ou barriga d’água, é considerada doença endêmica no país.

Data: 24.02.2020

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que um número um pouco maior do que o total da população brasileira, ou mais de 220 milhões de pessoas ao redor do mundo, requer um tratamento preventivo contra a esquistossomose, doença causada pelo Schistosoma mansoni, um verme encontrado em água doce. Ele vai parar em rios e lagos via fezes de pessoas contaminadas. Esses dejetos levam os ovos do verme, que eclodem na água, liberando larvas que infestam seu hospedeiro intermediário, o caramujo.

No Brasil, o problema é considerado endêmico, com cerca de 1,5 milhão de pessoas vivendo em áreas de risco de contaminação. As regiões mais visadas do país são o Nordeste e estados do Sudeste como Minas Gerais e Espírito Santo. Por que essa enfermidade, também conhecida como barriga d’água, persiste entre nós? “O principal motivo é a presença do caramujo, cuja erradicação não é simples”, explica Luis Fernando Aranha, professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/22/esquistossomose-ou-barriga-dagua-e-considerada-doenca-endemica-no-pais.htm?cmpid=copiaecola