Entenda quais são os cuidados com a pele do rosto ao usar máscara de proteção

Data: 16.06.2020

Você sabia que é preciso redobrar os cuidados com a pele do rosto ao usar o acessório, fundamental em tempos de COVID-19?

O uso de máscaras de proteção tornou-se obrigatório para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, mas sabia que o seu uso contínuo exige cuidados com a pele do rosto?

É que usar diariamente sem uma boa higienização, por exemplo, pode causar problemas na pele, como marcas, infecções, alergias, entre outros. Para evitá-los, AnaMaria Digital conversou com o dermatologista Cristiano Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e separou algumas dicas de como manter a pele do rosto saudável com cuidados simples, mas que farão toda a diferença.

O TIPO DE TECIDO

De forma geral, as máscaras, sejam cirúrgicas N95, ou de tecido “pano”, não costumam irritar a pele. O índice de pessoas que experimenta algum efeito indesejado do uso é baixo.

AUMENTO DE ACNE

O surgimento de acne ou piora da mesma pode ocorrer em função da retenção do sebo, que normalmente é expelido microscopicamente pelas glândulas sebáceas na superfície cutânea. Este material oleoso fica retido entre a pele e a máscara, e parte impregnará no tecido. Não se sabe o quanto isto pode afetar a sua eficácia. De forma semelhante, o suor acumulado pode exigir a troca do item de proteção.

Pessoas com hiperidrose facial (suor excessivo na face) devem ficar atentas com isto. Por fim, irritação e vermelhidão são muito raramente observadas.

 

 

Veja a notícia completa em:

https://anamaria.uol.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/entenda-quais-sao-os-cuidados-com-a-pele-do-rosto-ao-usar-mascara-de-protecao.phtml