Doença infantil rara pode estar relacionada ao novo coronavírus; entenda

Data: 05.05.2020

Médicos do Reino Unido fizeram nesta semana um alerta para pediatras do mundo todo: algumas crianças infectadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) desenvolveram o quadro da síndrome de Kawasaki, uma doença inflamatória pouco comum que acomete principalmente crianças entre um e cinco anos de idade.

A doença é conhecida por provocar uma inflamação no corpo que acomete principalmente os vasos coronarianos — um quadro chamado de vasculite. Quando evolui de forma grave, ela pode provocar a formação de aneurisma nas artérias, arritmia e infarto agudo do miocárdio.

O relato dos médicos britânicos foi reforçado por pediatras na França, que também notaram um aumento incomum nos diagnósticos da síndrome em crianças acometidas pelo vírus. Há relatos de casos em outros países da Europa também.

 

O que é a Síndrome de Kawasaki?

Também chamada de doença de Kawasaki, é uma vasculite (inflamação dos vasos) causada por um quadro inflamatório no corpo. A doença foi diagnosticada inicialmente no Japão, em 1967, por um médico chamado Tomisaku Kawasaki.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/30/doenca-infantil-rara-pode-estar-relacionada-ao-novo-coronavirus-entenda.htm?cmpid=copiaecola