Cuidados com a pele nos dias frios: menos banho quente, mais hidratação

Data: 02.06.2020

Há quem ame o tempo frio, sob a justificativa de que as pessoas se vestem de maneira mais elegante, dormem melhor e não ficam transpirando o tempo todo, como nos dias de calor. Contudo, a queda nas temperaturas e a chegada dos dias mais frios podem trazer algumas complicações à pele causadas por uma série de fatores.

A baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias comumente provocam o ressecamento da pele, tanto do rosto quanto do corpo. Além disso, quem é que não gosta de tomar um banho quentinho nessa época? Os banhos mais quentes são prejudiciais à nossa pele, pois causam a perda da oleosidade natural, diminuindo o manto lipídico responsável pela retenção de umidade cutânea.

Além disso, existem doenças que podem se agravar nessa época do ano:

Dermatite Atópica: trata-se de um processo inflamatório crônico de origem genética, caracterizado por crises de coceiras que resultam em lesões, ressecamento e eczemas na pele.

Psoríase: é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas.

Existem diversos tipos de psoríase, mas comumente os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés e tronco.

Ictiose vulgar: geralmente aparece no primeiro ano de vida, pode apresentar sintomas leves como ressecamento da pele ou mais intensos, como descamações mais fortes de aspecto geométrico.

 

Veja a notícia completa em: https://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2020/06/01/cuidados-com-a-pele-nos-dias-frios-menos-banho-quente-mais-hidratacao