Cinco cientistas brasileiros são eleitos para Academia Mundial de Ciências

Data: 18.12.2019

A Academia Mundial de Ciências, conhecida como TWAS, da sigla para The World Academy of Sciences, divulgou a lista com os novos 36 membros da associação científica. Entre eles, cinco são professores brasileiros de instituições públicas. A Universidade de São Paulo (USP) conta com três nomes na lista: Célia Regina da Silva Garcia, Luisa Lina Villa e Edson Antonio Ticianelli.

Célia é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, em São Paulo, desde 1995. Sua indicação se deu pelas “novas contribuições para a compreensão dos sinais químicos que regulam o desenvolvimento do parasita da malária”.

Luisa Lina Villa é professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, desde 2011.

Entre seus trabalhos de destaque estão as pesquisas sobre a infecção por HPV, que criou vacinas profiláticas para homens e reconheceu que a infecção persistente e de alto risco é o fator principal que leva à neoplasia cervical em mulheres.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/12/17/tres-cientistas-da-usp-sao-eleitos-para-a-academia-mundial-de-ciencias.htm?cmpid=copiaecola