Cidade de São Paulo é pioneira e amplia testagem de gonorreia e clamídia

Data: 17.08.2020

A partir do mês de agosto, ficará mais fácil para os usuários de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na cidade de São Paulo fazer os exames periódicos de rastreamento de gonorreia e clamídia.

A ação é um importante passo no controle da disseminação dessas infecções. Gonorreia e clamídia são bactérias transmitidas muito facilmente entre as pessoas por via sexual, podendo causar comumente infecções em uretra ou reto, e infecções ginecológicas, podendo levar, em casos mais graves, à infertilidade.

A facilidade de sua transmissão fez com que elas se tornassem algumas das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais comuns em todo mundo, contando, junto com a sífilis e a tricomoníase, com mais de 1 milhão de novos casos globalmente todos os dias, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Outra característica que torna mais difícil o controle da disseminação das duas bactérias é o fato de que uma parcela considerável das pessoas que se infectam não apresenta nenhum sintoma, mas pode mesmo assim transmiti-las para suas parcerias.