Bicho geográfico: saiba quais os sintomas, tratamentos e como se prevenir.

Data: 15.07.2019

Após uma viagem para a República Dominicana, um casal de canadenses relatou nas redes sociais o estrago que o bicho geográfico deixou em seus pés, que ficaram inchados e com bolhas.

Apesar de ser incomum para os turistas gringos, o bicho geográfico já é velho conhecido dos brasileiros, que muitas vezes voltam da praia com a doença. Quer saber mais sobre a infecção? A seguir, tiramos algumas dúvidas relacionadas ao problema.

O que é?

A infecção é causada por larvas ancilostomíases, que, ao se moverem dentro da pele, deixam uma espécie de trajeto visível, como se fosse um mapa –daí o nome ‘geográfico’. A doença também é conhecida como larva migrans.

Como pega?

O parasita é primo do verme que causa o amarelão, mas vive somente nos cães e gatos. Quando os pets fazem cocô em praias, parquinhos infantis e outros locais com terreno arenoso, acabam liberando os ovos do bicho geográfico. 

“Quando a larva é depositada na areia e não encontra seu hospedeiro, acaba entrando na pele dos humanos, onde vive por poucos dias até morrer”, explica Vidal Haddad, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Veja a notícia completa em: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/01/31/bicho-geografico-saiba-quais-os-sintomas-tratamentos-e-como-se-prevenir.htm