Atriz de “Desperate Housewives” revela câncer anal causado por HPV

Data: 12.06.2019

Porta-voz contra o estigma do câncer anal no último ano, a atriz Marcia Cross, que interpretou a personagem Bree Van De Kamp na série “Desperate Housewives”, revelou agora a provável causa da doença: o HPV (Papilomavírus Humano).

Durante o programa “CBS This Morning” que passou esta semana, a artista contou que os médicos suspeitaram que seu câncer teria surgido a partir do mesmo tipo de HPV que causou um câncer de garganta em seu marido em 2009.

Cross não sabia que o mesmo vírus poderia estar por trás de ambos tipos de câncer. Mas o HPV, responsável por mais de 90% dos casos de câncer anal, também causa câncer de colo do útero, genitais e garganta. A contaminação é primordialmente pelo sexo, mas apenas o contato com a pele infectada já é capaz de transmitir o vírus.

A boa notícia é que já existe vacina contra HPV, que deve ser dada tanto para meninos quanto para meninas antes do início da vida sexual. Existem cerca de 150 tipos de HPV, mas 14 são associados ao aumento de risco de câncer.

 

Veja a notícia completa em: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/09/atriz-de-desperate-housewives-revela-cancer-causado-por-hpv.htm