Aos 60 anos fui diagnosticado com HIV. Meu risco de complicações é maior?

Data: 29.01.2020

Sim, o idoso portador de HIV possuiu maior risco de desenvolvimento de doenças naturais do processo de envelhecimento. Isso significa que ele pode ter mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) doença arterial periférica, doenças metabólicas (diabetes, dislipidemia), alguns tipos de neoplasias, síndromes geriátricas, como incontinência urinária, alteração da visão e déficit auditivo, depressão etc. O tratamento tradicional para HIV, com o uso dos medicamentos antirretrovirais, também é utilizado em quem tem mais de 60 anos.

Atualmente, existem mais de 20 drogas disponíveis para a terapia contra o vírus, mas no Brasil nem todas estão disponíveis. Mesmo assim, são várias as combinações possíveis de medicamentos, que devem ser feitas de acordo com a necessidade do paciente. Se ele tomar os remédios indicados corretamente, é possível deixar a carga viral indetectável, e com isso, esperar que o sistema imunológico se recupere, o que pode evitar que possíveis doenças oportunistas, como herpes, tuberculose, entre outros, venha a aparecer. A carga viral indetectável também faz com que a pessoa deixe de ter riscos de transmitir seu vírus por via sexual.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/07/tenho-60-anos-e-fui-diagnosticado-com-hiv-posso-ter-mais-complicacoes.htm