Análise detecta herpes vírus humano em artérias do cérebro com aneurismas.

Data: 23.07.2021

Análises feitas em pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) revelaram pela primeira vez a existência de dois tipos de vírus em amostras de tecidos relacionados com aneurismas intracraniano (AIs), uma dilatação nas artérias do cérebro.

As avaliações em pacientes com aneurismas detectaram o material genético do herpes vírus humano (HHV) e do torque teno vírus (TTV) e um estudo de caso encontrou a presença de DNA viral nas artérias cerebrais dos aneurismas.

Os resultados do trabalho podem contribuir para os estudos sobre a influência das infecções por vírus na formação dos aneurismas, cuja ruptura provoca hemorragias cerebrais, as quais elevam muito as chances de morte do paciente, sendo por isso um evento temido pelos médicos.

A hemorragia subaracnóidea (HSA) causada por aneurisma intracraniano (AI) pode causar, aproximadamente, 50% de mortalidade entre pacientes entre 18 e 60 anos de idade. “A fraqueza estrutural do vaso arterial e sua ruptura ainda são fenômenos pouco compreendidos.

Fatores de riscos para formação dos aneurismas são classificados como modificáveis e não modificáveis”, relata o neurocirurgião Nicollas Nunes Rabelo.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/23/analise-detecta-herpes-virus-humano-em-arterias-do-cerebro-com-aneurismas.htm