Proteína envolvida em metástase de melanoma e câncer de pulmão é descoberta.

Data: 12.05.2020

Pesquisadores descobriram por meio de dois estudos que a proteína WDR74 tem um papel importante na progressão dos cânceres de pulmão e de pele melanoma. Os artigos, publicados nos periódicos Oncogene e Cancer Letters, em janeiro e fevereiro, respectivamente, abrem novos caminhos para o desenvolvimento de métodos eficazes de cura para metástases desses dois tipos de câncer.

A metástase é a disseminação da célula cancerígena pela corrente sanguínea ou linfática, ou seja, a célula sai do local de origem e vai para outro órgão pelo sangue ou pela linfa. Mas, segundo os cientistas, “apenas uma minoria sutil, décimos ou mesmo centésimos de por cento, das células tumorais circulantes é capaz de metástase”.

Foi exatamente na busca para entender o que faz de uma célula causar a metástase ou não que os pesquisadores encontraram a WDR74. Ela era uma das proteínas altamente expressas em células metastáticas ativas. “Seu nível de expressão em células tumorais circulantes foi duas vezes maior que no tumor inicial”, escreveram os cientistas.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/17/proteina-envolvida-em-metastase-de-melanoma-e-cancer-de-pulmao-e-descoberta.htm